Quem Somos
A Associação Plantas do Nordeste - APNE, é uma entidade não-governamental, sem fins lucrativos, atuando na área de pesquisa e uso sustentável da vegetação natural do Nordeste.
A Associação foi oficialmente estabelecida em julho de 1994, com sede em Recife, Pernambuco, sendo responsável, inicialmente, pela gestão do Programa Plantas do Nordeste - PNE.
O Nordeste brasileiro foi eleito como ponto focal do programa, pelos aspectos sociais da região, e pela biodiversidade regional, sendo o Nordeste um dos maiores centros mundiais de diversidade biológica, a exemplo da flora, cuja diversidade está estimada em cerca de 20.000 espécies.
“Plantas Nativas para o povo local"
O Programa Plantas do Nordeste, busca aprimorar-se na tarefa de promover conhecimento científico sobre a vegetação nativa da Região Nordeste do Brasil, colocando-se a serviço da população da região.
Missão
Aumentar o conhecimento e compreensão das plantas nativas do Nordeste para permitir melhor gestão do meio ambiente, visando sua conservação e uso sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.
Objetivos
-
Beneficiar a população do Nordeste brasileiro através da geração, divulgação e aplicação de conhecimento sobre a vegetação da região;
-
Promover a conservação e preservação de plantas do Nordeste brasileiro;
-
Ampliar, através de treinamentos, capacitação e assistência técnica e extensão rural, o nível de conhecimento e de utilização sustentável da flora nordestina.
-
Contribuir para a educação ambiental, através da produção de material didático;
-
Prover com instituições e técnicos ligados a área ambiental, mecanismos de colaboração e de intercâmbio nacional e internacional;
-
Captar recursos, no Brasil e no exterior, para o financiamento de suas atividades.
-
Promover a assistência social, junto aos produtores rurais de base familiar em situações de vulnerabilidade ou risco social, via o uso racional dos recursos naturais do Nordeste;
-
Promover o ensino e a pesquisa científica dos recursos vegetais e do seu uso sustentável;
-
Produzir, distribuir e comercializar os produtos desenvolvidos no âmbito de seus projetos e atividades;
-
Prestar atendimento e consultoria tecnológica a produtores rurais, usuários, entidades de assistência técnica e à sociedade em geral, no âmbito do seu conhecimento e especialização.